Centro Taborin
Rua Irmão Gabriel Taborin s/n
São José – Passo Fundo
RS-CEP 99001 – 970
As expectativas de crescimento, principalmente vocacional, eram grandes e era preciso ter um centro de formação específico, preferentemente um pouco afastado do agito dos colégios. E a justificativa disso era o grupo de 8 noviços que eram admitidos ao noviciado no dia 30 de dezembro de 1975.
Nessa condição surgia em janeiro de 1976 a construção, em área afastada da intensa povoação, no Bairro São José de Passo Fundo, o Centro Taborin. Com a ajuda da Administração Geral e de várias províncias foi possível, em menos de um ano, concluir a edificação e abrigar imediatamente (junho) o primeiro grupo de noviços no Brasil que já estavam em formação abrigados na casa de noviciado do Instituto Champagnat dos Irmãos Maristas, também em Passo Fundo. Esses jovens fariam a profissão religiosa em Vila Maria no dia 26 de dezembro desse mesmo ano, na Festa Litúrgica da Sagrada Família.
Em 21 de junho de 1978, o setor Brasil, por decreto do Superior Geral, era elevado a Vice-Província «Nossa Senhora Aparecida» com Estatuto Especial. Essa casa passava a ser também a sede da administração da vice-província, sendo seu primeiro superior o Irmão Juvenal Fausone
A partir de 1983 a Vice-província integra-se ao Noviciado Intercongregacional Internacional de Córdoba, Argentina, nessa modalidade internacional, se realizou durante 15 anos.
A comunidade do Centro Taborin, dentre sua variada composição, (noviciado, sede provincial, casa de acolhido…) tratava, em primeiro lugar, de imprimir o sentido apostólico aos diversos aspectos da identidade própria da casa, esforçando-se para responder da melhor maneira possível às respectivas finalidades.
Na actualidade funciona como residência onde são recebidos grupos para retiros, encontros e jornadas de formação, além de ser a sede dos Irmãos no Brasil.