ESCOLA VOCACIONAL SAGRADA FAMILIA – ITAPIRANGA

Rua Santo Antonio  81 CENTRO          C.P. 19

ITAPIRANGA – S.C. 89896 – 000

Colégio: Tel. (049) 36773513

Comunidade: Tel. (049) 36773513

cosafa@brturbo.com.br 

Facebook: Safa Itapiranga

Em 18 de fevereiro de 1966 foi oficializada a fundação de ITAPIRANGA, no extremo-oeste do Estado de Santa Catarina. Essa será a segunda casa no Brasil.

Consultando o Livro Tombo (de efemérides) da paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga encontra-se o registro com data de 18/02/66:  «O dia de hoje marcou acontecimento desde muito esperado em Itapiranga, a chegada dos Irmãos da Sagrada Família. Fizemos-lhes recepção com desfile de carros, desde a barca até a frente da Matriz. Alunos cantaram um canto e deram as Boas-vindas, assim como se pronunciaram o Pe. Pároco, Albino Schwade, em nome da paróquia; o Sr. Prefeito Ludgero Wiggers, em nome do Município e o Sr. Rudy Goerck em nome da comunidade. Os Irmãos que vieram neste dia foram: Manuel Arroyo, Manuel Alves, Guido Lumini, João José Hernando e o Provincial, Ir. Raul«.

Essa será a segunda comunidade dos Irmãos no Brasil, formada pelos Irs. João José Hernando e Manuel Alves que se instalaram numa casa de família, reservada para os Irmãos, onde puderam conviver e dar os passos para a abertura da escola no mesmo ano e iniciar o planejamento para as edificações próprias.

A intenção principal que motivou essa segunda fundação no Brasil foi exatamente a mesma da primeira: dotar o Instituto de uma nova casa de formação, agora numa região com população quase que exclusivamente de descendência alemã, considerada entre as mais ricas de vocações do Brasil. A Escola acoplada, aí também seria como que o aspecto visível para justificar diante da comunidade esta primeira preocupação dos Irmãos: formação da juventude.

Demonstração desse engajamento com a missão na nova fundação foi a pronta abertura de uma escola, bem verdade em condições precárias e num lugar provisório (depósito de bebidas). Essa improvisação não duraria muito tempo, porque no final desse mesmo ano de 1966 já iniciava a construção do que viria a ser o Colégio Comercial Sagrada Família. Esse colégio funcionou no horário noturno para favorecer os estudantes maiores do secundário (2º grau Comercial) e também do chamado ginásio (Ensino Fundamental) de alunos que já estavam ocupados no trabalho durante o dia e que queriam continuar sua formação, dedicando algumas horas da noite para colocar-se em dia com uma cultura básica.

No início do mês de setembro de 1971, com a presença do Superior Geral Ir. Luís Benso, do Vigário Geral Ir. Manuel Gamarra, de vários Irmãos da comunidade de Vila Maria (Marau), do Ir. Manuel Arroyo, Provincial do Uruguai e do Bispo diocesano de Chapecó, Dom José Gomes, foi inaugurado solenemente o Colégio Comercial Sagrada Família e a Escola Vocacional (aspirantado menor) já com candidatos desde o ano anterior.

As novas orientações do ensino básico no Brasil, de 1971, fizeram com que o Sagrada Família em Itapiranga não tivesse mais o ginasial – e todo o ciclo passou a denominar-se 1º grau, centralizado na Escola Básica São Vicente – e para o nível de 2º grau motivou-se unir forças da comunidade para enfrentar juntas os desafios que separadamente, em comunidade pequena, seria muito difícil enfrentar. Foi assim que em maio de 1973 nasceu a FUNEI – Fundação Educacional de Itapiranga, aglutinando interesses e forças do Poder público municipal, do Colégio Comercial Sagrada Família dos Irmãos e do Colégio São Vicente das Irmãs da Divina Providência. Essa nova entidade, a FUNEI, substituiu na prática o Colégio dos Irmãos e o das Irmãs em nível de 2º grau. Foi dessa forma que os Irmãos participaram na educação de Itapiranga desde então até 2003, tendo um dos Irmãos o cargo de direção e os demais no professorado dessa instituição comunitária.

Em 2004, após o fechamento da FUNEI, a presença dos Irmãos em Itapiranga é continuar liderando a missão educativa por meio da Escola, especificamente no Colégio Sagrada Família, reimplantado sob essa ótica Nazarena, como lar de acolhimento e formação, para jovens do ensino médio da região.