COLÉGIO SAGRADA FAMÍLIA – IBEMA

Colégio Sagrada Família

Rua Lino Beno Lenz 85478-000

IBEMA – P.R.

Tel. +55 45 3238-1272

mail:  sagrada.familia@safaibema.com.br

Facebook: Colégio Sagrada Família-Ibema-Pr

@sagradafamiliaibema  · Escuela

ENSINO FORMAL: Maternal – Educação Infantil- Ensino Fundamental e Ensino Médio

A preocupação de poder dispor de mais uma fonte de candidatos para o noviciado foi o que mais motivou a busca de mais um lugar para uma fundação no Brasil. Ibema no oeste do Paraná foi escolhido para a nova fundação por não estar tão distante de Itapiranga e perto de uma cidade promissora, Cascavel.

O Ir. Juvenal Fausone, Vice-Provincial, foi o grande e seguro artífice dessa nova fundação, na qual teve a felicidade de encontrar dois valorosos e abnegados colaboradores/benfeitores. Trata-se do casal Ney e Rosy Napoli, que proveu da infraestrutura básica o Instituto para a implantação do carisma em Ibema.

Expressões dessa presença

Sendo o objetivo prioritário a acolhida vocacional, logo entraria um pequeno grupo de candidatos para a casa de formação, de início com a estrutura ainda não concluída, com improvisadas acomodações tanto para os Irmãos quanto para os aspirantes.

Como casa de formação, o Seminário Santo Cura D’Ars acolheu e acompanhou candidatos crianças e adolescentes à vida religiosa por diversos anos, como marca histórica dessa fundação. Seguiu essa dinâmica de formação por cerca de 15 anos.

Paralelamente ao funcionamento e cuidado da casa de formação, os Irmãos, desde o primeiros dias, começaram também a participar nas atividades educacionais da escola comunitária, o Colégio Cenecista Francisca Gomes Napoli, assumindo sua direção e colaborando intensamente na docência.

Houve uma interrupção de três anos 1998-2000 a presença em Ibema, oportunidade em que as Irmãs Ursulinas Filhas de Maria Imaculada ocuparam pelos dois primeiros anos toda a estrutura deixada pelos Irmãos e fizeram uma experiência de inserção escolar, paroquial e vocacional.

Em 2001 os Irmãos retornam a Ibema e seguem suas atividades pastorais no colégio cenecista e na paróquia. Nesse retorno a Ibema, a moradia também foi casa de noviciado, acolhendo jovens em formação, sob a direção formativa do Irmão Guido Lumini.

Pouco tempo depois, no ano de 2004, com a dificuldade de sobrevivência da escola comunitária, os Irmãos da Sagrada Família adquiriram o patrimônio dessa entidade e passaram a transmitir uma educação ainda mais carismática no estilo de família.

Hoje é o Colégio Sagrada Família que segue alavancando a educação da cidade e comunidades vizinhas, não sem dificuldades e escassez de recursos econômicos.